logo

Projeto do Café Clonal em Quatro Marcos terá recursos através do deputado Neri Geller


Por Por Assessoria

Projeto do Café Clonal em Quatro Marcos terá recursos através do deputado Neri Geller

Presidente da Câmara Municipal, Renilso Senhorinho, esteve em Brasília acompanhado do prefeito Ronaldo Floreano e se encontraram com parlamentares em busca de emendas para atender demandas de projeto da inserção do Café Clonal no município e também recursos para a mobília do Hospital Municipal e também recursos para pavimentação asfáltica,  construção de área de lazer com campo  Society com iluminação e pista de caminhada. 

 

O vereador Renilso visitou o gabinete do Deputado Federal Neri Geller, aonde mostrou ao deputado toda a preocupação pela situação econômica atual do município. Diante do que foi exposto a Neri Gueller , o vereador requereu recursos para que o município institua o projeto do Café Clonal  em São José dos Quatro Marcos.  

 

O Deputado Federal Neri Gueller se sensibilizou com a fala do representante do legislativo do município de São José dos Quatro Marcos, e acenou positivo, e disse ser parceiro do projeto, e destinará 400 mil reais para dar ponta pé inicial no projeto Café Clonal. “Para Neri, o desenvolvimento de uma cultura como o Café Clonal   em São José dos Quatro Marcos, representa geração de emprego e renda, já que vai atender diretamente as pessoas do campo. 

 

Renilso Senhorinho disse estar agradecido ao Deputado Federal Neri Geller por estar acreditando no nosso município e em destinar recursos para o início de um projeto do Café Clonal. “Agradeço ao Neri que não fez questão de olhar para o partido que hoje represento que é o Democratas e por ele ser do Partido Progressista. Tenho certeza que esta parceria com o deputado federal Neri Geller vai trazer mais benefícios para o nosso município”. 

 

O Deputado Federal Neri Geller ainda destacou que por estar liderando a Bancada Federal de Mato Grosso, ter exercido os cargos de Secretário Nacional de Agricultura e de Ministro da Agricultura e Abastecimento, instituiu um eficiente e produtivo relacionamento institucional e político com o Governo, Ministérios e Órgãos Federais, fator extremamente positivo para que as demandas dos municípios sejam acolhidas dentro de suas prementes necessidades. 

 

“Me comprometi com as lideranças mato-grossenses de continuar trabalhando na Câmara Federal para que os municípios recebam maior aporte financeiro em todos os setores, em especial: saúde, educação, infraestrutura, segurança, regularização fundiária, agronegócio, agricultura familiar, dentre outras. Como municipalista, sei das grandes dificuldades vivenciadas pelos gestores públicos, diante da queda da arrecadação e um pacto federativo ineficiente e desigual. Espero que dentro de um breve espaço de tempo possa trazer boas notícias e acelerar o processo de desenvolvimento de Mato Grosso”, declarou o Deputado Neri Geller.    

 

Neri Geller 

Neri Geller  é um produtor ruralempresário e político brasileiro, filiado ao Partido Progressista (PP). 

Foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de 17 de março de 2014 a 1º de janeiro de 2015, durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff

Foi deputado federal de Mato Grosso de 2007 a 2011, e de 2011 a 2015, pelo Partido Progressista (PP)  eleições de 2018, foi eleito deputado federal por MT. 

 

Café Clonal 

CAFÉ CONILON – Por ser uma espécie mais rústica, possui algumas vantagens sobre o café tradicional, como maior resistência às doenças e pragas, maior tolerância à temperatura mais elevada, que é o caso de Mato Grosso, onde os termômetros chegam a registrar 47° C, e à deficiência hídrica. 

 

A produtividade média do conilon pode variar conforme o nível de tecnologia adotado pelo agricultor. O custo de produção desse tipo de café, em algumas fases, supera o do café tradicional, observadas a aquisição de mudas clonais e as podas necessárias durante a condução da lavoura. 

 

PRO-CAFÉ – O Programa de Revitalização da Cafeicultura no Estado de Mato Grosso (Pró-Café) é desenvolvido pelo governo do estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura, e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia e Embrapa Agrossilvipastoril) e prefeituras. 

 

O objetivo do programa é fomentar e fortalecer a cadeia produtiva do café nas regiões norte e noroeste do estado como alternativa sustentável de geração de renda para conter o desmatamento nos municípios.